

Denominado cientificamente por Ximenia americana L., mais popularmente conhecido por “ameixa do mato” ou ainda dependendo do seu lugar de origem, pelos nomes de ganzi, lumeque, munjaque e mompeque ou “omulela woyo mpeke” na língua cuvale da região sul de Angola, é um arbusto típico de regiões tropicais, caraterizado por apresentar as folhas sempre verdes durante todo o ano, até mesmo em períodos mais críticos, e pelo seus frutos que quando maduros se parecem com loengos tanto pelo seu formato como pela cor vermelha escura.
Os povos nativos da região sul de Angola (Namibe e Huíla) fazem uso desta planta desde sempre, no entanto, de entre as várias formas de utilização, a mais comum é a extração do precioso óleo de mompeque (ximénia).
Tradicionalmente as mulheres mucubais e mumuílas, usam este óleo como cosmético, para cuidados da pele e do cabelo como popularmente sabido.
Todo o trabalho de extracção e tratamento do óleo é feito pelas mulheres adultas das tribos. Elas recolhem os frutos e amassam-nos numa pedra para retirar a casca e a polpa dos caroços que quando limpos são levados ao fogo. O óleo extraído deste processo é coado e volta ao fogo para refinar, de que resulta um produto escuro com cheiro a queimado.
As mulheres usam o óleo de mompeque (ximénia) para suavizar e hidratar a pele, para melhorar a sua elasticidade e para evitar estrias. Utilizam ainda como remédio para evitar dores articulares, musculares e abdominais.
As folhas da planta são também aproveitadas neste processo. Elas são esmagadas para obter uma pomada, que é utilizada para o tratamento de sarampo, erupções cutâneas e para curar feridas e queimaduras. Folhas inteiras são preparadas como infusão ou aplicadas diretamente no corpo para tratar picadas de insectos. A seiva da folha é usada em problemas como dores nos ouvidos e para as folhas esmagadas e infundidas, usadas para problemas como diarreia e tosse.
A Nutriboty resgata o que há de melhor na nossa tradição, por isso produzimos para si o nosso Óleo de Mompeque (Ximénia) – um óleo vegetal extra virgem e extraído a frio. De forma a melhorar a sua aplicabilidade, é sujeito a uma leve cozedura a uma temperatura controlada e por um período de tempo rigorosamente estabelecido, preservando as suas propriedades regenerativas e hidratantes.
Benefícios
Por ser rico em ácidos gordos insaturados como o ácido linoleico, este óleo vegetal tem um valor nutricional excecional para hidratar profundamente a pele, principalmente a pele seca e envelhecida.
É um boa opção para tratamentos da acne, pele com manchas, dermatite, eczema, psoríase e rugas. Apresenta ainda resultados positivos contra caspa, cabelo frisado, hidratando profundamente os fios. Os homens também podem usar na barba.
O óleo de mompeque (ximénia) ajuda a diminuir a queda capilar pois protege muito dos agentes de degradação promovendo o crescimento dos fios.
Modo de aplicação
Devido à sua textura ele é ideal como máscara de revitalização. O seu extraordinário poder emoliente faz deste exótico óleo um excelente aliado no cuidado com o cabelo, pois hidrata, retira o frizz e previne a queda.
Aplique como máscara tanto cutânea como capilar, deixando repousar na pele por 15 minutos e nos cabelos por pelo menos meia hora, ou durante a noite.