

Uma das maiores preocupações neste momento é com a limpeza das mãos. Um cuidado justificado pelo temor da pandemia do Coronavírus. Por isso, desinfectar as mãos e as superfícies, seja em casa ou na rua, é uma arma poderosa nestes tempos de ameaça invisível.
Manter o ambiente limpo é importantíssimo para evitar a proliferação do contágio. Afinal, bactérias vivem à nossa volta, imprenando o ar, tapetes e objectos de uso diário. Tosse e pneumonia estão entre os problemas que esses microorganismos podem causar. Acontece que o pânico entre as pessoas faz com que tomem acções precipitadas e exageradas.
Nos últimos tempos vimos os produtos de limpeza serem consumidos de maneira rápida nos estabelecimentos onde estão à venda. E então surge o dilema: quem não conseguiu comprar um produto eficiente para fazer a higienização das mãos, como o fará?
Um alternativa é utilizar álcool puro e misturá-lo com óleos essenciais, sabia?
Como ter em casa um produto poderoso para desinfectar as mãos
Não é impossível é produzir por conta própria um desinfectante caseiro eficiente, económico, ambientalmente saudável e que ainda deixe a casa perfumada. Existem alguns métodos que você pode adoptar para ter o produto em casa ou até mesmo potencializar algum que já tenha.
Para fazer: você pode comprar uma garrafa de álcool puro e combiná-lo com algum óleo essencial da sua preferência.
Para potencializar: dilua um pouco de óleo essencial no álcool em gel. Isso fará aumentar o seu tempo de contacto dele com a mão e/ou superfície. Quanto maior o tempo de contacto, maiores as chances de eliminar o vírus.
O óleo essencial, além de auxiliar na protecção, ainda tem um poder fitoterápico e deixa o ambiente mais cheiroso, já que é uma substância aromática retirada das flores e plantas da natureza.
Se você ficou interessado(a), aqui vai uma receita para preparar o seu produto para desinfectar as mãos ou uma superfície.
Adeus utensílios plásticos
Agora que você já sabe que pode produzir um desinfectante com produtos naturais, aqui vai mais um motivo para fazê-lo: ele também é um aliado do meio ambiente. Sua utilização reduz a necessidade de máscaras e luvas descartáveis, estas últimas são feitas de plástico com alta concentração de carbono. E esse componente quando libertado em excesso contribui para o aumento do efeito estufa.
Ou seja, ao fazer o seu próprio produto em casa, você aumenta a sua protecção e ainda ajuda a preservar o planeta. Agora você não tem mais desculpas de que não pode desinfectar as mãos por não ter uma solução eficiente e água e sabão.
Proteja-se e lembre-se, se for sair de casa, não se esqueça de levar a solução num frasquinho dentro da mochila ou da carteira.
Assista ao vídeo abaixo e veja quais as outras formas de utilização dos óleos essenciais:
Quer ter acesso a mais dicas como esta? Então clique aqui.