

Crises existenciais, problemas financeiros, depressão, angústia, ansiedade e, por fim, quarentena pelo novo coronavírus. Lidar com essas questões não é fácil e mais difícil ainda é manter a produtividade quando elas existem, concorda? Muitas pessoas, e você também, devem estar a perguntar-se como melhorar a rotina e o rendimento em momentos assim.
Uma solução simples, económica e eficaz para turbinar a produtividade é através da aromaterapia, uma técnica natural que utiliza essências e óleos aromáticos para estimular o cérebro e promover o bem-estar. Você pode inserir essa prática de várias formas no seu dia-a-dia. Veja no vídeo abaixo como os óleos essenciais podem ser aplicados:
Vamos mostrar-lhe agora cinco dicas de como aliar os óleos aromáticos na sua rotina e ter óptimos ganhos de produtividade.
Dica 1 Planeie melhor o seu sono para aumentar a produtividade
Para garantir uma boa noite de sono, tenha horários regulares e evite dormir no calor. Além disso:
- Procure locais escuros;
- Tente desligar-se dos problemas e das preocupações;
- Limite o consumo de álcool e cafeína – principalmente, antes de se deitar.
Essas recomendações aliadas a duas gotas do óleo essencial de lavanda na fronha da sua almofada estimularão o seu o sono. O óleo essencial de lavanda também ajuda a relaxar, acalma, tráz paz e é indicado, para algumas pessoas, como um tratamento alternativo contra a insónia.
Dica 2 Reserve um tempo para meditar
A prática milenar de tempos em tempos ganha novas vertentes. Não entre em modismos, escolha a mais adequada à sua personalidade e ao seu estilo de vida. Vale meditar cinco minutos antes de dormir, logo após acordar ou durante o dia. Para os iniciantes, os especialistas indicam:
- Reserve um horário específico para a concentração (ou meditação);
- Comece com sessões entre três e cinco minutos;
- Encontre uma posição confortável;
- Foque-se na sua respiração.
A meditação coloca o corpo e a alma nos eixos. Com o tempo, prática tornar-se-á num aliado para melhorar sua produtividade.
Dica 3 Não fuja das actividades físicas
Se não tiver o hábito de praticar exercícios físicos, comece aos poucos. Caso as actividades físicas façam parte do seu cotidiano, não desanime, mantenha a regularidade.
Os exercícios podem ser realizados dentro de casa, na rua, em academias e em estúdios – para os três últimos casos, excepto durante a quarentena. Como na meditação, o importante é escolher a prática mais agradável para si.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de actividade física leve ou moderada. Isto é, cerca de 20 minutos por dia. Se no início for muito difícil, comece com cinco minutos diários e, gradualmente, vá aumentando a duração dos treinos. Com compostos estimulantes, o óleo essencial de manjericão ajuda a manter a determinação. Use-o num difusor de ambiente durante as actividades físicas.
Se o seu corpo tiver um bom condicionamento, você só tende a melhorar sua produtividade e ter mais disposição tanto na vida pessoal como profissional.
Dica 4 Ganhe mais produtividade cuidando de si
Na correria do dia-a-dia, é muito comum que nos esqueçamos de nós mesmos. Aproveite o tempo que está mais em casa para introduzir simples – e necessários – cuidados pessoais como:
- Máscaras faciais e esfoliações faciais e corporais semanais;
- Cuidado com as unhas das mãos e dos pés;
- Uso de hidratantes e óleos corporais todos os dias após o banho;
- Máscaras capilares semanais;
- Óleos vegetais e essenciais no seu cabelo.
Por fim, mas não menos importante, beba muita água durante o dia. Lembre-se, sentir-se bem consigo mesmo é um óptimo gatilho para ser mais produtivo.
Dica 5 Não esqueça de exercitar a sua mente
Leitura, montar quebra-cabeças, realizar palavras-cruzadas, desenhar, colorir e jogos como xadrez e sudoku melhoram a atenção, a memória, a linguagem e o raciocínio. Com isso, você tornar-se-á mais ágil e assertivo e, consequentemente, mais produtivo.
Para estimular a concentração durante qualquer uma dessas actividades, tome uma chávena de chá de alecrim ou use óleo essencial de alecrim num difusor de ambiente.
Com essas dicas simples, voltadas para o bem-estar e para os estímulos cerebrais, a sua produtividade e o seu rendimento diários aumentarão progressivamente. Vá inserindo-os aos poucos no seu dia-a-dia e sinta as mudanças com o tempo. Você verá que algumas irão surgir logo no início e isso irá motivá-lo a continuar.
Para saber mais sobre os benefícios dos óleos essenciais e da aromaterapia no aumento da produtividade, clique aqui.