

Todo mundo sabe que a infusão ou chá é a bebida da dieta, isto porque quase não têm calorias. Além de ajudar no emagrecimento, sabemos que a ingestão de chá tem efeitos benéficos na saúde. Porém, o que muitos não sabem é o que faz a infusão ser tão boa para o organismo.
Quando olhamos para as tabelas nutricionais dos pacotes de infusões, é inevitável não prestar atenção no fato de não possuírem qualquer quantidade de:
- Vitaminas e minerais;
- Micronutrientes essenciais à atividade do corpo humano;
- Calorias;
- Lipídios ou proteínas, macronutrientes com aporte calórico.
Além disso, um chá contém apenas uma pequena porção de hidratos de carbono que é transferida da planta para a água. Essa pequena quantidade, normalmente, traduz-se em 1 kcal por 100 ml de infusão. Conforme a planta utilizada, esse valor pode mudar.
Mas se as infusões não possuem os itens citados na lista acima, qual o benefício do chá?
Um dos grandes benefícios da infusão não está na água
Tomar um bom chá acalma a alma e a mente, não é mesmo? Mas, por incrível que pareça, um das grandes vantagens da infusão não está na água que você toma, mas sim no aroma.
Sim, isso mesmo que você leu, no aroma do chá. Os compostos químicos responsáveis pelo aroma são designados de polifenóis. Eles são mais abundantes nas infusões e têm vários benefícios para a saúde.
O termo polifenol caracteriza um grupo de compostos constituído por vários grupos fenóis, daí o nome “poli”- vários– fenóis. Estes são metabolizados pelas plantas, a partir de aminoácidos e luz solar, e constituem os seus mecanismos de defesa.
Assim, os compostos de aroma, as defesas naturais das plantas, que ficam nas infusões, são absorvidas pelo nosso organismo promovendo variados tipos de ações. No organismo, eles desempenham um importante papel de prevenção da:
- Obesidade;
- Diabetes;
- Colesterol elevado;
- Doenças cardiovasculares.
Alguns tipos de polifenóis ajudam ainda no combate a alguns tipos de cancro, doenças neurodegenerativas e o envelhecimento em geral. Cada espécie botânica tem inúmeros grupos polifenóis únicos, distribuição e concentração distinta de outros mais comuns, o que caracteriza as variações dos benefícios das diferentes infusões.
Existem múltiplas categorias dentro dos polifenóis. Os flavonoides são geralmente apontados como os mais importantes por já terem sido alvo de rigorosos estudos científicos e foi comprovado que possuem uma carga extremamente positiva de antioxidantes. Os flavonoides mais bem estudados são a quercetina, o reveratrol e a procianidina.
Gostou desse conteúdo? Quer conhecer ainda mais sobre as infusões da Nutriboty e como elas podem beneficiar sua saúde? Clique aqui.