

Mais um final de ano aproxima-se e é nesta altura que nós tiramos um tempo para rever a nossa vida, as nossas prioridades e traçar novas metas.
E por falar em metas, que tal investir mais na sua saúde em 2022? Afinal, ela é o bem mais precioso que o ser humano possui e nós sabemos que ter uma vida saudável pode ser um desafio para os dias de hoje, por isso, novamente, a Nutriboty está aqui para ajudar.
Qual é a sua definição de vida saudável?
Hoje em dia nós sabemos que não só a saúde física mas também uma mente sã e um espírito alegre e leve fazem-nos sentir bem na vida. Então, para além das idas ao médico procure fazer outras boas escolhas para si de modo a encontrar o equilíbrio no seu dia a dia.
Apresentamos para si, 10 dicas para uma vida mais saudável que certamente fazem toda a diferença.
- Hidrate-se
O nosso corpo é composto por 70% de água, por isso, para o bom metabolismo e funcionamento de todos os órgãos vitais, é importante manter-se hidratado. Consumir diariamente a quantidade certa de água de acordo a sua necessidade corporal, também melhora a aparência da sua pele e até o funcionamento cerebral.
- Alimente-se bem
Quando a alimentação é deficiente, o sangue tem dificuldade em fazer o transporte de oxigênio pelo corpo, nutrir os tecidos e regular o PH dos líquidos corporais, então, procure oferecer ao organismo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, combinando nas suas refeições alimentos que sejam ricos em vitaminas, sais minerais, carboidratos certos (integrais), proteínas para a renovação celular, gorduras saudáveis (óleos vegetais, peixes que possuem ómega), entre outros. Para reforçar, existem ainda os suplementos naturais elaborados pela Nutriboty que podem enriquecer ainda mais as suas refeições. (link)
Evite gorduras, alimentos pesados, açucares e álcool em excesso.
- Pratique exercícios físicos
O movimento é vida, o movimento gera energia.
Praticar exercícios físicos ajuda a manter o peso certo, melhora a aparência do nosso corpo, e ainda mais importante, fortalece o nosso sistema cardiovascular. Exercitar o corpo também beneficia a nossa mente e boa disposição, porque ajuda a produzir as hormonas da felicidade.
- Durma bem
É importante descansarmos bem e dormirmos as horas necessárias por noite porque o sono fortalece o nosso organismo, recarrega as nossas energias, reduz o stresse, melhorar o humor, melhorar a memória, o raciocínio, rejuvenesce a pele e ajuda o sistema imunitário.
- Cuide da sua mente
Evite o stress, pois para além de interferir na sua disposição, ele mexe com o funcionamento do organismo e afeta o seu bem estar físico.
Procure compensar a correria diária e pratique actividades que o relaxem como meditação, ioga, massagens relaxantes e aromaterapias, você merece.
A Nutriboty tem disponível para si uma linha de óleos essenciais e vegetais que o podem ajudar a relaxar em casa. Os óleos essenciais servem em geral para promover a saúde e o bem estar e são tidos como uma fonte alternativa de soluções para questões físicas e mentais. (link)
- Cuide da sua higiene e do seu espaço
A limpeza correta e regular do corpo é fundamental para prevenir doenças que podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus e outros organismos. Banhos diários, lavar as mãos e escovar os dentes, podem ser práticas muito simples mas super importantes para a nossa saúde.
É ainda relevante mantermos a casa arrumada e limpa, pois para além de ser higiénico, habitar num ambiente sadio é também bastante benéfico para a nossa mente.
- Faça algo que goste
Pinte, cante, toque um instrumento, faça uma caminhada ou um desporto radical, vá à praia, passe tempo com as pessoas que ama, faça qualquer coisa que lhe dê prazer. Estas actividades são capazes de o ajudar a manter em alta os níveis das hormonas da felicidade (endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina), e acabam por ser esses momentos de prazer e relaxamento que nos levam a ter uma boa qualidade de vida.
Essas hormonas estão sempre activas no nosso organismo mas quando se desequilibram, o corpo pode reagir com insônia, stresse, ganho de peso e mau humor. Também podem levar à desmotivação e à tendência a adiar tarefas e compromissos, e em casos graves, as pessoas podem até desenvolver depressão.
Então, procure fazer mais daquilo que lhe faz feliz.
- Abdique daquilo que não lhe faz bem (situações ou relacionamentos)
Procure fazer uma reestruturação nos vários campos da sua vida e priorize o seu bem estar. Procure ambientes e pessoas com energia positiva e que o façam bem. Cultive bons relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.
- Explore
Saia um pouco da sua zona de conforto. Conheça novos lugares, tenha novas experiências, conheça novas pessoas, alimente o seu conhecimento e cresça. Explore as suas habilidades pessoais e o espaço que o rodeia. Realize um processo de autoconhecimento, isso melhorará a sua estima e a afirmação que tem sobre si mesmo, reeduque-se e permita-se evoluir de forma saudável.
- Organize-se e crie rotinas saudáveis
Para conseguir conciliar tudo isto precisará organizar-se. Pequenos gestos e pequenas mudanças no seu dia a dia podem levar algum tempo a serem enquadradas mas seja persistente, valerá a pena.
Prepare as suas refeições, reserve 1 hora para exercitar, crie rituais de autocuidado e reserve um tempo para o seu lazer. Organize a sua agenda e encontre o equilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional.
Muitos dos problemas que a medicina ajuda a solucionar podem ser evitados se forem seguidas algumas das recomendações essências à prática de um estilo de vida saudável. É importante frisar que prevenir é sempre melhor que remediar e este lema vale também para a nossa saúde. Cuide de si e tenha um excelente 2022!
Referências Bibliográficas
https://www.eusemfronteiras.com.br/10-dicas-para-uma-vida-mais-saudavel/
http://biovitalite.com/2020/03/22/os-beneficios-da-agua-na-estetica/
https://www.tena.pt/homens/como-assumir-o-controlo/artigos/hormonas
https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-saude/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/conheca-alguns-beneficios-de-uma-boa-noite-de-sono?inheritRedirect=false
https://www.centralnacionalunimed.com.br/viver-bem/saude-em-pauta/os-hormonios-da-felicidade